A galeria de campeões deste ano é formada por Miguel Paludo (Carrera Cup), Lucas Salles (GT3 Cup), Renan Pizii (Carrera Sport), Ricardo Fontanari (GT3 Sport), Nelson Marcondes (Carrera Trophy) e Edu Guedes (GT3 Trophy).
Desde seu início, em 2005, a maior categoria monomarca das américas, a Porsche Cup, hoje denominada “Porsche XP Private Cup”, no Brasil, é preliminar do GP São Paulo de F1, e neste cenário teve na sexta a classificação em três sessões de 30 minutos cada, uma para os convidados da OAKBERRY All-Star Race 2021, uma para os titulares da GT3 Cup e outra para os titulares da Carrera Cup.
No fim do dia os mais rápidos de cada uma foram, respectivamente: Guilherme Salas, Lucas Salles e Miguel Paludo.
Como costuma acontecer eram inúmeros os pilotos dentro do mesmo segundo nas três sessões –promessa de disputa acirradíssima no fim de semana. O desfecho da Porsche XP Private Cup Sprint Series reservava a disputa de seis títulos, com nada menos que 26 competidores credenciados a sair como campeões.
Resultados dos treinos livres:
Porsche Carrera Cup
- #7. Miguel Paludo 1:36.279
- #8. Werner Neugebauer +0.323
- #20. Pedro Aguiar +0.413
- #1. Alceu Feldmann +0.862
- #16. Renan Pizii* +1.059
- #11. Pedro Boesel +1.131
- #544. Marçal Müller +1.190
- #3. Francisco Lara* +1.437
- #73. Enzo Elias +1.589
- #80. Rouman Ziemkiewicz* +1.654
- #29. Rodrigo Mello* + 1.785
- #199. Nelson Marcondes** +1.860
- #77. Francisco Horta** +1.862
- #9. Franco Giaffone** +1.991
- #5. Sylvio de Barros** +2.068
- #19. Cristiano Piquet* +2.275
- #100. Urubatan Júnior** +2.777
- #90. Eduardo Azevedo* +2.820
- #85. Eduardo Menossi** +3.166
- #10. Paulo Borges** +3.668
- #88. Georgios Frangulis** +3.946
- #121. João Barbosa** +4.102
- #84. Fernando Croce* +4.497
*Classe Sport **Classe Trophy
Porsche GT3 Cup
- #7 Lucas Salles 1:39.900
- #87 Nelson Monteiro +0.352
- #3 Cristian Mohr +0.389
- #15 Leonardo Sanchez* +0.481
- #22 Caio Castro* +0.563
- #80 Raijan Mascarello +0.614
- #29 Guilherme Bottura* +0.865
- #8 Lineu Pires* +0.998
- #17 Ricardo Fontanari* +1.173
- #11 Marcio Mauro +1.341
- #33 Bruno Campos** +1.401
- #55 Ayman Darwich* +1.769
- #45 Paulo Totaro* +1.825
- #20 Vina Neves* +1.834
- #14 André Gaidzinski* +1.883
- #32 Paulo Sousa* +2.093
- #9 Edu Guedes** +2.171
- #88 Gustavo Farah** +2.717
- #71 Sang Ho Kim** +2.866
- #12 Edson dos Reis** +3.479
- #99 Nasser Aboultaif** +3.678
- #44 Carol Aranha** +5.257
*Classe Sport **Classe Trophy
OAKBERRY All-Star Race 2021 – Treino de convidados
(Em negrito o autor da volta rápida)
- #20. Pedro Aguiar e Guilherme Salas 1:36.737
- #7. Miguel Paludo e Dennis Dirani +0.137
- #3. Francisco Lara e Alan Hellmeister +0.241
- #80. Rouman Ziemkiewicz e Thiago Camilo +0.255
- #77. Francisco Horta e William Freire +0.350
- #1. Alceu Feldmann e Gabriel Casagrande +0.487
- #88. Georgios Frangulis e Gaetano di Mauro +0.535
- #199. Nelson Marcondes e Renan Guerra +0.582
- #29. Rodrigo Mello e Nelson Piquet Jr + 0.633
- #11. Pedro Boesel e Rubens Barrichello +0.639
- #84. Fernando Croce e Tony Kanaan +0.908
- #8. Werner Neugebauer e Ricardo Zonta +0.932
- #9. Franco Giaffone e Cesar Ramos +1.010
- #544. Marçal Müller e Átila Abreu +1.027
- #121. João Barbosa e Sergio Sette Câmara +1.094
- #90. Eduardo Azevedo e Ricardo Mauricio +1.098
- #85. Eduardo Menossi e Felipe Drugovich +1.167
- #16. Renan Pizii e Danilo Dirani +1.345
- #73. Enzo Elias e Diego Nunes +1.428
- #5. Sylvio de Barros e Lucas di Grassi +1.563
- #10. Paulo Borges e Gabriel Robe +1.607
Poles – corrida 1
As corridas de sábado
GT3 Cup
O pole Nelson Monteiro sustentou a posição, acompanhado de Lucas Salles. Ricardo Fontanari e Caio Castro fecharam a primeira volta logo atrás, com Ayman Darwich completando o top5.
Na quarta volta Ayman atacou Castro no fim da reta, mas não conseguiu manter seu Porsche na pista e acabou rodando.
O safety-car então foi acionado. Monteiro liderava desde o início, Fontanari era o ponteiro na Sport e, em 13º, Edson dos Reis liderava na Trophy.
A relargada veio na volta 5, e Mascarello conseguiu passar Castro na saída do Bico de Pato. Logo à frente, Fontanari pressionava Salles pelo segundo posto.
Novamente no Bico de Pato, Marcio Mauro colocou o carro de lado para mergulhar por dentro de Caio Castro com uma bela manobra na volta 7. Mais à frente, Mascarello passou Fontanari na freada do S do Senna. Já pela Trophy Edu Guedes assumiu a liderança ao passar Edson dos Reis para ser 13º no geral.
Na volta 12, a menos de 5 minutos da bandeirada, Salles enquadrou Monteiro pela liderança. Mas sem conseguir emparelhar para um ataque efetivo.
E assim eles foram até a bandeirada: Nelson Monteiro de ponta a ponta, com Salles em segundo, Mascarello em terceiro, Fontanari em quarto e Marcio Mauro em quinto completando o pódio geral.
Fontanari ergueu também a vitória na Sport. Em décimo, Edu Guedes foi o vencedor na classe Trophy.
Na corrida de domingo Salles partiu da pole, com Monteiro a seu lado.
Resultado – GT3 Cup
1. #87 Nelson Monteiro 26:42.042
2. #7 Lucas Salles +0.538
3. #80 Raijan Mascarello +3.214
4. #17 Ricardo Fontanari* +9.591
5. #11 Marcio Mauro +10.410
6. #22 Caio Castro* +11.976
7. #29 Guilherme Bottura* +12.979
8. #15 Leonardo Sanchez* +14.176
9. #14 André Gaidzinski* +21.425
10. #9 Edu Guedes** +29.926
11. #33 Bruno Campos** +30.097
12. #20 Vina Neves* +34.281
13. #45 Paulo Totaro* +35.459
14. #71 Sang Ho Kim** +39.831
15. #12 Edson dos Reis** +41.381
16. #8 Lineu Pires* +43.960
17. #88 Gustavo Farah** +44.163
18. #32 Paulo Sousa* +46.029
19. #44 Carol Aranha** +1:10.591
20. #99 Nasser Aboultaif** +1:20.585
21. #50 Ramon Alcaraz* -3voltas
22. #3 Cristian Mohr -3 voltas
DNF
12. #55 Ayman Darwich* *Classe Sport **Classe Trophy
Carrera Cup
Antes mesmo da largada, o carro #3 teve um problema mecânico. Fran Lara partiu bem mais de uma volta atrasado e veio recuperando terreno em grande estilo. Ele seguidamente cravou as melhores voltas da prova e, se houvesse uma intervenção do safety-car, decerto lutaria por pódio na classe Sport.
Já com a luz verde acionada, Miguel Paludo saltou para a liderança, seguido por Werner Neugebauer. Largando da pole, Marçal Müller foi atacado por Pedro Aguiar e buscou a defesa. Ele entrou no S do Senna com o carro traseirando e acabou tocado mais de uma vez. Seu carro sequer terminou a primeira volta.
No fim da volta 1, o top5 indicava: Paludo, Werner, Feldmann, Boesel e Aguiar. Em sexto, Cristiano Piquet liderava na Sport. Em nono, Franco Giaffone era o ponteiro na Trophy.
Na volta 5 Enzo Elias ultrapassou Cristiano Piquet, que ficou no alvo de Pizii imediatamente atrás.
Com o passar da prova, Paludo conseguiu abrir vantagem na liderança. Werner defendia a segunda posição de assédio de Feldmann, enquanto Boesel era pressionado por Aguiar.
Na abertura da volta 11, Boesel foi ultrapassado por Aguiar e Elias. Meia volta depois Enzo passou Aguiar. Logo à frente, Feldmann forçou ultrapassagem para cima de Werner no fim da reta Oposta e avançou para a vice-liderança.
A um minuto da abertura da volta final, Urubatan Junior tentou atacar Franco Giaffone por fora no S do Senna, para assumir a liderança na Trophy. Houve contato entre os dois, com o #100 rodando e o #9 seguindo ileso no décimo posto geral.
Na volta final Werner mergulhou por dentro de Feldmann na tomada do S do Senna. O #1 tentou dar o “X” na segunda perna e houve contato porta-com-porta. Werner prevaleceu e Alceu retornou à pista em terceiro depois de uma discreta escapada.
Paludo venceu. Wener, Feldmann, Elias e Aguiar completaram o pódio.
Em sétimo, Cristiano Piquet veio rachando com Pizii até a reta final para vencer na Sport. Franco, em décimo, venceu na Trophy.
Corrida de Superação de Fran Lara! Apesar de enfrentar um problema logo antes da volta de apresentação, fazendo com que largasse da ultima posição, Fran mostrou que mesmo na adversidade, seu espírito de piloto não pode ser abalado. Ainda com chances de título na largada, Fran teve um de seus melhores desempenhos, escalando de trás do pelotão, acumulou ultrapassagens, e com um pace incrível registrou até mesmo a volta mais rápida do dia, com 1:36.874 , o piloto Tag Heuer Foto Porsche Cup
Carrera Cup
1. #7. Miguel Paludo 27:48.853
2. #8. Werner Neugebauer +6.723
3. #1. Alceu Feldmann +9.181
4. #73. Enzo Elias +12.326
5. #20. Pedro Aguiar +14.375
6. #11. Pedro Boesel +17.789
7. #19. Cristiano Piquet* +21.728
8. #16. Renan Pizii* +21.923
9. #29. Rodrigo Mello* +31.079
10. #9. Franco Giaffone** +35.579
11. #199. Nelson Marcondes** +36.457
12. #80. Rouman Ziemkiewicz* +46.510
13. #85. Eduardo Menossi** +50.004
14. #100. Urubatan Júnior** +56.620
15. #3. Francisco Lara* +56.726
16. #121. João Barbosa** 1:11.037
17. #77. Francisco Horta** 1:42.605
18. #10. Paulo Borges** -1 volta
DNF
#84. Fernando Croce*
#88. Georgios Frangulis**
#544. Marçal Müller
#5. Sylvio de Barros**
DNS
#90. Eduardo Azevedo* *Classe Sport **Classe Trophy
As corridas de domingo
GT3 Cup
O pole Lucas Salles perdeu ação na largada e foi ultrapassado por Nelson Monteiro e Raijan Mascarello. No pelotão intermediário, Leo Sanchez ganhou quatro posições na primeira volta, saltando de 14º para décimo na volta inicial.
Na quinta passagem, Mascarello colou em Monteiro pela liderança. Salles vinha tranquilo em terceiro, posição que rendia o título. Em quinto, Caio Castro era o líder na Sport. Em 14º, Bruno Campos liderava na Trophy.
Os dois ponteiros vinham alternando voltas mais rápidas pela metade da prova, mas sem emparelhar. Salles em terceiro corria pelo título tranquilo. Cristian Mohr vinha em quarto, seguido por Caio Castro.
O pega pelo nono lugar era a briga na volta 13, envolvendo Ayman Darwich e Leo Sanchez. Eles emparelharam durante boa parte do traçado de Interlagos e, no Laranjinha houve contato entre os carros. O egípcio seguiu ileso, mas Leo rodou e caiu para sexto na classe Sport.
Na penúltima volta, Caio Castro tomou a quarta posição de Cristian Mohr. A seguir o carro #3 perdeu outras posições, caindo para nono. Lineu Pires herdou a quinta posição no geral e o último lugar no pódio.
Mascarello pressionou Monteiro até a bandeirada, mas a vitória ficou com o Porsche #87. Em terceiro, Salles garantiu o título. Castro e Pires completaram o pódio.
A vitória na Sport ficou para Castro, vice-campeão atrás de Ricardo Fontanari.
Na Trophy a vitória foi de Bruno Campos e o título ficou com Edu Guedes.
Resultados – GT3 Cup
1. #87 Nelson Monteiro 26:51.560
2. #80 Raijan Mascarello +0.514
3. #7 Lucas Salles +13.353
4. #22 Caio Castro* +16.054
5. #8 Lineu Pires* +18.786
6. #17 Ricardo Fontanari*+22.001
7. #55 Ayman Darwich*+27.051
8. #20 Vina Neves* +28.467
9. #3 Cristian Mohr +30.568
10. #15 Leonardo Sanchez* +34.698
11. #33 Bruno Campos** +39.888
12. #71 Sang Ho Kim** +44.385
13. #9 Edu Guedes** +51.359
14. #14 André Gaidzinski* +64.687
15. #88 Gustavo Farah** +1:00.226
16. #44 Carol Aranha** +1:11.498
17. #12 Edson dos Reis** +1:11.589
18. #32 Paulo Sousa* +1:14.881
19. #45 Paulo Totaro* +1:17.599
20. #29 Guilherme Bottura* +1:18.098
21. #99 Nasser Aboultaif** +1:38.709
22. #11 Marcio Mauro -1 volta
DNF
#50 Ramon Alcaraz* *Classe Sport **Classe Trophy
Os campeonatos (pontuação com descartes):
GT3 Cup
1. #7 Lucas Salles, 180 pontos
2. #87 Nelson Monteiro, 172
3. #80 Raijan Mascarello, 160
4. #3 Christian Mohr, 136
5. #17 Ricardo Fontanari, 118
6. #22 Caio Castro, 111
7. #69 Daniel Corrêa, 103
8. #555 Ayman Darwich, 92
9. #20 Vina Neves, 78
10. #15 Léo Sanchez, 77
11. #11 Márcio Mauro, 70
12. #14 André Gaidzinski, 57
13. #8 Lineu Pires, 51
14. #33 Bruno Campos, 49
15. #9 Edu Guedes, 48
16. #29 Guilherme Bottura, 29
17. #85 Eduardo Menossi, 28
18. #32 Paulo Sousa, 28
19. #45 Paulo Totaro, 26
20. #71 Sang Ho Kim, 25
21. #79 Marcus Peres, 24
22. #79 Lucas Peres, 22
23. #12 Edson dos Reis, 21
24. #88 Gustavo Farah, 16
25. #50 Ramon Alcaraz, 14
26. #99 Nasser Aboultaif, 13
27. #44 Carol Aranha, 8
28. #88 Khayam Ghazzaoui, 4
29. #1 Paulo Borges, 0
GT3 Cup Sport
1. #17 Ricardo Fontanari, 89 pontos
2. #22 Caio Castro, 79
3. #555 Ayman Darwich, 58
4. #20 Vina Neves, 55
5. #15 Léo Sanchez, 51
6. #8 Lineu Pires, 36
7. #33 Bruno Campos, 35
8. #14 André Gaidzinski, 35
9. #9 Edu Guedes, 28
10. #79 Marcus Peres, 22
11. #29 Guilherme Bottura, 19
12. #32 Paulo Sousa, 16
13. #85 Eduardo Menossi, 15
14. #12 Edson dos Reis, 13
15. #71 Sang Ho Kim, 13
16. #45 Paulo Totaro, 12
17. #50 Ramon Alcaraz, 7
18. #99 Nasser Aboultaif, 6
19. #88 Gustavo Farah, 3
20. #888 Khayam Ghazzaoui, 1
21. #44 Carol Aranha, 0
#1 Paulo Borges, 0
GT3 Cup Trophy
1. #9 Edu Guedes, 88 pontos
2. #33 Bruno Campos, 86
3. #88 Gustavo Farah, 67
4. #71 Sang Ho Kim, 66
5. #12 Edson dos Reis, 63
6. #99 Nasser Aboultaif, 58
7. #44 Carol Aranha, 56
8. #45 Paulo Totaro, 12
9. #888 Khayam Ghazzaoui, 11
Carrera Cup
Müller sustentou a liderança, enquanto Alceu saltou de quarto para segundo na largada. Pedro Aguiar, Miguel Paludo e Werner Neugebauer completavam a zona de pódio. Em sétimo, Fran Lara liderava na Sport. Em 12º, o ponteiro na Trophy era Franco Giaffone.
Na volta 4 Feldmann atacou Aguiar e passou, para levar o troco duas curvas depois. Paludo foi ultrapassado por Werner no S do Senna e aplicou o “X” a seguir. Depois Paludo ainda se posicionou bem para passar Feldmann.
Na passagem seguinte Cris Piquet e Fran Lara tiveram contato no fim da reta Oposta e os dois rodaram. Pizii então assumiu a liderança na Sport. Em décimo, Nelson Marcondes liderava na Trophy, posição que rendia o campeonato na classe.
Na oitava volta, Feldmann passou Paludo no fim reta para retomar o terceiro lugar.
Com Müller tranquilo na ponta, as principais batalhas depois da volta 10 eram entre Feldmann e Aguiar pelo segundo lugar e entre Werner e Paludo pelo quarto.
Müller ganhou com autoridade, de ponta a ponta. Aguiar, Feldmann, Paludo e Neugebauer completaram o pódio.
Em oitavo, Pizii venceu na Sport e conquistou o título. Da mesma forma Nelson Marcondes garantiu o campeonato da Trophy com o décimo lugar.
Carrera Cup
1. #544. Marçal Müller 27:57.319
2. #20. Pedro Aguiar +3.471
3. #1. Alceu Feldmann +3.824
4. #7. Miguel Paludo +4.657
5. #8. Werner Neugebauer +5.450
6. #73. Enzo Elias +6.138
7. #11. Pedro Boesel +12.272
8. #16. Renan Pizii* +13.491
9. #29. Rodrigo Mello* +15.169
10. #199. Nelson Marcondes** +24.171
11. #100. Urubatan Júnior** +28.893
12. #85. Eduardo Menossi** +35.361
13. #90. Eduardo Azevedo* +40.545
14. #10. Paulo Borges** +47.062
15. #84. Fernando Croce* +52.824
16. #5. Sylvio de Barros** +53.264
17. #88. Georgios Frangulis** +54.384
18. #9. Franco Giaffone** -1 volta
DNF
#80. Rouman Ziemkiewicz*
#19. Cristiano Piquet*
#77. Francisco Horta**
#3. Francisco Lara*
#121. João Barbosa**
*Classe Sport **Classe Trophy
Os campeonatos (pontuação com descartes):
Carrera Cup
1. #7 Miguel Paludo, 176 pontos
2. #544 Marçal Müller, 172
3. #8 Werner Neugebauer, 166
4. #1 Alceu Feldmann, 164
5. #73 Enzo Elias, 153
6. #20 Pedro Aguiar, 130
7. #16 Renan Pizii, 108
8. #11 Pedro Boesel, 108
9. #19 Cristiano Piquet, 75
10. #3 Fran Lara, 70
11. #29 Rodrigo Mello, 59
12. #21 Eloi Khouri, 55
13. #85 Eduardo Menossi, 40
14. #199 Nelson Marcondes, 36
15. #20 Matheus Iorio, 32
16. #80 Rouman Ziemkiewicz, 32
17. #77 Francisco Horta, 31
18. #100 Urubatan Jr., 26
19. #90 Eduardo Azevedo, 25
20. #9 Franco Giaffone, 21
21. #84 Fernando Croce, 16
22. #5 Sylvio de Barros, 10
23. #88 Georgios Frangulis, 8
24. #12 João Barbosa, 6
25. #10 Paulo Borges, 3
26. #15 Léo Sanchez, 0
Carrera Cup Sport
1. #16 Renan Pizii, 100 pontos
2. #19 Cristiano Piquet, 83
3. #29 Rodrigo Mello, 67
4. #3 Fran Lara, 59
5. #85 Eduardo Menossi, 44
6. #199 Nelson Marcondes, 43
7. #80 Rouman Ziemkiewicz, 36
8. #77 Francisco Horta, 33
9. #100 Urubatan Jr., 29
10. #90 Eduardo Azevedo, 28
11. #9 Franco Giaffone, 23
12. #84 Fernando Croce, 14
13. #5 Sylvio de Barros, 13
14. #88 Georgios Frangulis, 9
15. #12 João Barbosa, 8
16. #10 Paulo Borges, 4
17. #15 Léo Sanchez, 0
Carrera Cup Trophy
1. #199 Nelson Marcondes, 84 pontos
2. #85 Eduardo Menossi, 77
3. #100 Urubatan Jr., 72
4. #77 Francisco Horta, 72
5. #9 Franco Giaffone, 60
6. #88 Georgios Frangulis, 43
7. #12 João Barbosa, 40
8. #5 Sylvio de Barros, 34
9. #10 Paulo Borges, 23
10. #15 Léo Sanchez, 7
OAKBERRY All-Star Race 2021
Átila Abreu largou da pole e sustentou a posição na largada. Gabriel Casagrande saltou de quinto para segundo. Renan Guerra avançou de sétimo para terceiro. Guilherme Salas e Ricardo Mauricio completavam o top5 no fim da primeira volta.
Logo atrás o pega era intenso envolvendo Danilo Dirani, Cesar Ramos, Diego Nunes, Ricardo Zonta e Gaetano di Mauro –este que havia partido de 18º.
Ricardinho assumiu a terceira posição na abertura da volta 4 e logo colou em Casagrande. Átila tinha um respiro na frente. No fim dessa volta o #90 passou o #1 após a Junção e partiu para o ataque ao ponteiro.
Na sexta volta, Ricardinho abriu ataque sobre Átila. Ele já havia escalado 11 posições com o carro #90. Passou para liderar na subida da reta principal na sequência. Outro que vinha galgando o pelotão era Cesar Ramos com o #9, aparecendo em terceiro na volta 7.
Cesar passou Átila na tomada da Junção na volta 9, então veio o safety-car programado para neutralizar o pelotão.
Na relargada Cesar ameaçou Ricardinho, sem feito. Quem avançou foi Barrichello, conquistando o sexto lugar no S do Senna e o quinto na subida do Café.
Na volta seguinte, sob aplauso dos torcedores, Rubens passou Casagrande novamente no Café. E a seguir passou Átila no S do Senna.
Último colocado no grid, Alan Hellmeister fez valer a vantagem de quatro pneus novos e zero quilo de lastro e já era quinto no 13º giro. Na passagem seguinte ele também passou Átila, que tinha dificuldades em se defender com o carro levando 50kg sem nenhum pneu novo.
Na penúltima volta, Sergio Sette Câmara e Danilo Dirani percorreram praticamente meia pista lado a lado em pega pela sexta posição. Logo atrás, Felipe Drugovich passou Gabriel Casagrande.
Ricardinho Maurício conseguiu segurar Cesar Ramos até o fim, premiando seu parceiro Edu Azevedo com o Porsche 718 Spyder zero. Barrichello e Hellmeister lutaram pela terceira posição até a bandeirada, recebida à frente por Rubinho por 0.162. Átila completou o top5.
No pódio, Edu Azevedo e Ricardinho receberam as chaves do prêmio da corrida, entregues por Dener Pires, promotor da Porsche XP Private Cup, e executivos da Porsche Brasil.
OAKBERRY All-Star Race 2021
(Em negrito o piloto do segmento 2)
1. #90. Eduardo Azevedo e Ricardo Mauricio
2. #9. Franco Giaffone e Cesar Ramos
3. #11. Pedro Boesel e Rubens Barrichello
4. #3. Francisco Lara e Alan Hellmeister
5. #544. Marçal Müller e Átila Abreu
6. #121. João Barbosa e Sergio Sette Câmara
7. #16. Renan Pizii e Danilo Dirani
8. #85. Eduardo Menossi e Felipe Drugovich
9. #1. Alceu Feldmann e Gabriel Casagrande
10. #199. Nelson Marcondes e Renan Guerra
11. #8. Werner Neugebauer e Ricardo Zonta
12. #84. Fernando Croce e Tony Kanaan
13. #5. Sylvio de Barros e Lucas di Grassi
14. #29. Rodrigo Mello e Nelson Piquet Jr
15. #20. Pedro Aguiar e Guilherme Salas
16. #73. Enzo Elias e Diego Nunes
DNF
#10. Paulo Borges e Gabriel Robe
#88. Georgios Frangulis e Gaetano di Mauro
#7. Miguel Paludo e Dennis Dirani
#77. Francisco Horta e William Freire
#80. Rouman Ziemkiewicz e Thiago Camilo
“O Azevedo chegou na 12ª posição e teve a chance de escolher a mesma posição, acabamos optando pela 13ª posição por ganhar um pneu a mais e cinco quilos a menos no carro. Consegui largar bem e me posicionar bem nas tomadas iniciais. Sabia que quem estava na minha frente estava com o equipamento mais deteriorado que o meu. Sabia onde atacar cada um dos adversários analisando as características de cada um deles. Passei um por volta, mas em momentos certeiros e pontos diferentes da pista. Na relargada foi administrar a posição para trazer o carro para casa.” Ricardo Mauricio
“Muita gente boa correndo na OAKBERRY All-Star Race. Foi um espetáculo e as coisas se encaixaram para nós. Foi uma experiência demais, a Porsche Cup surpreendeu e inovou. Muda muito a dinâmica, estratégia, pneu, peso e a decisão sendo feita ali no momento.” Eduardo Azevedo Foto Fernanda Freixosa
O que eles disseram:
“Foi um ano de alguns imprevistos, liderei boa parte da temporada e em Goiânia cai para a segunda posição com os descartes. Chegamos aqui com o objetivo de ganhar corrida e ser o mais rápido possível. Consegui vencer ontem após perder a pole. Hoje, mesmo fazendo contas a prova foi difícil, tive que me defender para terminar com o título. Ontem as coisas se alinharam e o título ficou na nossa mão. Feliz pelo sétimo título e mais uma vitória em Interlagos.” Miguel Paludo
“Cheguei para a última corrida como líder, depois de um ano muito constante. Infelizmente fui traído pelos bons resultados e tive que descartar mais pontos que eles. Precisava chegar na frente deles para vencer, mas ontem o Miguel venceu e dificultou a jornada, hoje ele precisava me segurar e conseguiu. Pensamento no ano que vem para conseguir o título. Feliz com a boa temporada que tivemos em 2021.” Werner Neugebauer
“Foi um ano bom, eu e o Edu Guedes brigamos bastante ao longo do ano. A vitória dele ontem dificultou as pretensões de título. Fiz minha parte hoje vencendo e podendo comemorar o título junto com ele no pódio da F1. Hoje é aquela sensação de terminar em segundo, mas com gosto de vitória.” Bruno Campos
“Foi muito especial poder voltar a categoria e ainda mais andando bem. Precisei de um tempo para me readaptar ao carro e as pistas. Todos me ajudaram muito no começo, a me superar por conta dos problemas no meu braço, todos me puxaram para cima e não me deixaram desistir. Percebi que podia ser campeão e me dediquei para isso e consegui o campeonato.” Edu Guedes
“Foi sensacional a experiência. Todos esperavam um show de automobilismo. Não esperava esse segundo lugar, largando do fundo do pelotão eu esperava um top6. Foi um formato super assertivo do Dener e da organização da categoria. Estava na mesma condição que o Ricardinho e sabia que nosso ritmo era parecido, não consegui passar ele no começo e ficamos na disputa até o final. Fica a sensação de que poderíamos ter levado o Porsche pra casa, um gostinho de quero mais. Agradeço ao Franco por me permitir andar com ele nessa corrida e ter a chance de correr em Interlagos com o autódromo cheio e na preliminar da F1.” César Ramos
“Sentimentos confusos pelo campeonato de Sprint, nosso desempenho era muito bom para brigarmos pelo título, mas ficamos de mãos atadas nessa etapa, o carro não tinha velocidade e não conseguimos desenvolver todo nosso potencial. Estava muito pronto para levar mais esse título. Parto para o Junior Program com a cabeça boa e em busca de ser o primeiro brasileiro a vencer esse evento.” Enzo Elias
“Esse carinho do público que esteve comigo por muito tempo na F1 estava bem saudoso pela falta de um brasileiro na F1. Fico feliz em dar um pouco de alegria para eles nesse começo de domingo. Foi uma corrida muito boa, tomei um toque no começo que dificultou as coisas, mas com essa energia vindo das arquibancadas eu fui para cima, sou movido a energia.” Rubens Barrichello
“Concluímos todos nossos objetivos traçados no começo do ano. Conseguimos vencer a Sport, ganhar corrida na geral e marcar a pole no maior grid da história da categoria. agradeço a todos que estiveram comigo nessa temporada por me ajudar a vencer todos os objetivos.” Renan Pizii
“A corrida hoje foi muito difícil, larguei com pneu usado que me tirou o ritmo durante a corrida. A largada no Nelson foi muito boa também. Sabia quantos pontos eu precisava e me concentrei em fazer meu dever de casa para garantir o título.” Lucas Salles
“Uma pena perder o título mesmo sendo o maior pontuador da temporada. Gabaritar a etapa da F1 foi incrível, a sensação é única. Contente com o desempenho em Interlagos, principalmente na segunda corrida. Disputar com o Lucas foi difícil durante o ano todo, acreditei até o fim que poderia ser campeão. Vamos pensar em 2022 e na decisão do Endurance.” Nelson Monteiro
“Foi muito bom, temporada ótima! O Matheus trabalhou bastante comigo aqui e deu resultado conquistando o título no fim do campeonato.” Ricardo Fontanari
“Terminamos o ano feliz com o desempenho. O descarte nos fez perder o título apesar de ser o maior pontuador. Estou feliz com o resultado total do ano e com o desempenho. Pronto para brigar por mais um campeonato em 2022.” Marçal Müller
“Desde o começo do ano na Carrera Cup eu achei que fosse ser mais fácil, perdi muitos pontos com quebras e acidentes. Tiver que ir pro tudo ou nada nas últimas etapas. Consegui um duplo P1 e P2 em Goiânia e em Interlagos. Foi mais difícil do que eu esperava, mas estou muito feliz. Três títulos em três anos na categoria.” Nelson Marcondes
Galeria de pódio dos vencedores em 2021
Um domingo especial para escreverem seus nomes na história da @porschecupbrasil
Fontes de consulta e imagens: PORSCHE XP PRIVATE CUP BRASIL